botão
Segunda, 27 de Junho de 2022
18°

Muitas nuvens

Itapevi - SP

Geral Maranhão

AGED/MA realiza ações de vigilância epidemiológica em apiários na regional de Zé Doca

Além das ações de fiscalização, também foi realizada capacitação dos profissionais da AGED/MA como parte do Programa de Sanidade Apícola.

07/06/2022 às 15h55
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Ações fazem parte do Programa de Sanidade Apícola desenvolvido pela AGED/MA (Foto: Divulgação)
- Ações fazem parte do Programa de Sanidade Apícola desenvolvido pela AGED/MA (Foto: Divulgação)
7/06/2022

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) realizou ações de vigilância epidemiológica em apiários nos municípios de Santa Luzia do Paruá e Nova Olinda do Maranhão, ambos da jurisdição da Unidade Regional da AGED de Zé Doca.

Os fiscais da AGED/MA desenvolveram, durante uma semana, ações com objetivo de verificar a situação sanitária de alguns apiários situados nos dois municípios.

Em atendimento ao Programa de Sanidade Apícola ainda houve a capacitação dos profissionais da AGED/MA, que atuam na regional de Zé Doca, para identificação das principais doenças que acometem as abelhas, realização do teste de comportamento higiênico e aprimoramento dos métodos de colheita e envio de material para diagnóstico.

Rafael Silva, técnico da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp/MA), participou da capacitação e destacou a importância do tema sanidade das abelhas para os apicultores de toda região. “Esse trabalho é de fundamental importância para levar conhecimento aos apicultores. Sou grato pela oportunidade de conhecer mais sobre o programa de sanidade das abelhas e de levar esse aprendizado aos nossos produtores”, revelou o técnico.

Todo esse trabalho irá compor a produção de pesquisa científica para o mestrado em Ciência Animal da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), realizado pelo servidor e responsável técnico do setor de Sanidade das Abelhas na AGED/MA, Clenilson Santos Almeida Júnior.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias